MELHOR TESE DE ZOOTECNIA DO NORDESTE FOI PRODUZIDA NO NEEF, PELO DOUTORANDO LEONARDO FIUSA DE MORAIS

Data de publicação: 6 de dezembro de 2021. Categoria: Principal, Sem categoria

A tese de doutorado intitulada “Técnicas de modelagem e geoprocessamento visando ao desenvolvimento de um sistema de alerta precoce para os rebanhos em regiões da caatinga”, de autoria de Leonardo Fiusa de Morais, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal da Paraíba, foi premiada como a melhor do Nordeste durante o XV Congresso Nordestino de Produção Animal. O trabalho contou com a orientação do prof. Magno José Duarte Cândido, do PPGZ-UFC/UFPB , com a coorientação da Dra. Ana Clara Rodrigues Cavalcante, da Embrapa Caprinos e Ovinos e com a preciosíssima colaboração do Prof. Alexandre Gomes Costa, do PPGEA/UFC, do Dr. Deodato do Nascimento Aquino, do INCRA/CE, do prof. Rodrigo Gregório da Silva, do IFCE/Limoeiro do Norte, do Dr. Jay Peter Angerer, da Texas A & M University, do Prof. Valdson José da Silva, da UFRPE e do Dr. Cristiam Bosi, da Embrapa Pecuária Sudeste. Por meio desse trabalho, que está inserido nos projetos de pesquisa: “Modelo para reduzir a incerteza da produção animal em áreas com vulnerabilidade climática” (CNPQ-Universal 01/2016) e “Modelo de predição, ajuste e incremento da capacidade de suporte de pastagens naturais do Semiárido Brasileiro frente às mudanças climáticas” (MEC-CAPES 11/2016 – PROGRAMA Desenvolvimento de Modelagem do Sistema Terrestre), lançaram-se as bases para o desenvolvimento de um sistema de alerta precoce para os rebanhos de regiões climaticamente vulneráveis, usando técnicas de modelagem e de sensoriamento remoto. A técnica, já adotada em regiões desérticas da Mongólia e do Leste da África, foi aplicada pela primeira vez no Semiárido Brasileiro e tem se mostrado promissora. Para o PPGZ-UFC/UFPB, essa tese do Leonardo Fiusa de Morais é mais uma importante contribuição que está sendo dada para a melhoria dos índices econômicos e da qualidade de vida dos produtores rurais do Semiárido.